Blog

Sysmo Sistemas
Por Sysmo Sistemas
Matérias 14:14 - 25 de Maio de 2022

​Código 2D: a evolução do código de barras

Entre os benefícios está a maior quantidade de informações codificadas em menor espaço.
​Código 2D: a evolução do código de barras

Com informações da GS1 Brasil


Todo mundo conhece o tradicional código de barras, certo? Presente em todas as embalagens de produtos, ele carrega uma série de informações necessárias para as operações.

Com a necessidade de inserir mais informações nos produtos (não suportadas apenas em um código de barras) surgiu o código 2D.

Considerado a evolução do código de barras, o código 2D (bidimensional) utiliza as dimensões horizontal e vertical para codificar dados em uma pequena área. Com capacidade ampliada de armazenar dados em um espaço reduzido, a variável mais conhecida do mercado é o QR Code.

Entenda a diferença:

O código de barras é formado por linhas e espaços paralelos. A maioria contém apenas o GTIN e pode ser digitalizado por scanners a laser tradicionais ou por scanners baseados em imagens.

Por outro lado, o código 2D é formado por espaços escuros e claros em uma grade, como um tabuleiro de xadrez, é menor que o código 1D, mas carrega mais dados e tem melhor acessibilidade de leitura, pois existem diversos aplicativos para smartphones capazes de realizar a leitura desses códigos por meio da câmera fotográfica.

Para o varejo:

Os produtos poderão vir de fábrica com mais informações prontas na embalagem e poderão ser automaticamente inseridas no sistema de gestão.

Além disso, o código 2D facilita o controle de estoque, garante segurança na hora da compra, traz agilidade de leitura, bem como a prevenção de perdas, principalmente em produtos perecíveis, já que será possível saber, com mais agilidade e precisão, quais alimentos estão próximos da data de validade.

Também é uma ótima maneira de garantir uma experiência digital singular aos consumidores no PDV. Eles podem escanear o código e serem direcionados ao produto de forma inteligente na nuvem, acessando uma variedade de conteúdos e serviços.

A Sysmo já está desenvolvendo a integração com os códigos 2D e, em breve, os supermercadistas poderão utilizar essa novidade no ERP e PDV. Recentemente a Sysmo realizou uma visita à GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, em São Paulo/SP, para trocar experiências sobre o tema.

Todos os direitos reservados. Sysmo Sistemas Ltda. 2016

Desenvolvido por: DBlinks