Cerca de 47% dos varejistas já utilizam ferramentas de inteligência artificial (IA) e, desses, quatro em cada cinco pretendem intensificar a aplicação de IA no dia a dia de sua empresa. Em relação à frequência, mais da metade (58%) faz uso do recurso diariamente, enquanto 30% semanalmente.
Os principais benefícios observados são o aumento na eficiência (84%) e redução de custos (42%). Os dados são da Central do Varejo, com apoio de Ibevar, MBA/USP/Esalq e Labfin.Provar, e ainda apontam que entre as diferentes formas de aplicar essa tecnologia, 56% a utilizam para o atendimento ao cliente, metade para o conteúdo de marketing e 36% para recomendação e otimização de busca.
Além dessas, as aplicações mais frequentes dessa tecnologia são na análise de tendências e ferramentas de inteligência competitiva (34%); geração de conteúdo para e-commerce (25%); automatização de relatórios (25%) e prevenção a fraudes (22%). A previsão de demanda, gestão de estoque e logística, roteirização e entrega também são áreas em que a tecnologia tem auxiliado os varejistas.
Para o futuro, os entrevistados da pesquisa afirmam ter interesse em aplicar a IA para aprimorar mais o atendimento ao cliente (73%); gestão de estoque (61%); automatização de relatórios (60%); personalização de experiência do cliente (55%) e logística, roteirização e entrega (51%).
Em relação às empresas que ainda não usam a IA, a falta de conhecimento (52%); a falta de infraestrutura (26%) e dúvidas quanto ao retorno sobre o investimento (25%) foram apontados como os principais obstáculos.
Fonte: Central do Varejo
Todos os direitos reservados. Sysmo Sistemas Ltda. 2016
Desenvolvido por: