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Por InfoVarejo
Matérias 16:49 - 20 de Novembro de 2020

O impacto do CRM na fidelização durante a pandemia

Quem já mantinha um relacionamento constante com o consumidor conseguiu fortalecer os vínculos.
O impacto do CRM na fidelização durante a pandemia

A pandemia trouxe fortes impactos e muitos desafios para o varejo. O primeiro deles foi o de manter toda a cadeia de abastecimento funcionando. Afinal, com rumores de desabastecimento e a ida em massa aos pontos de vendas, os supermercadistas precisaram organizar os estoques para suprir as necessidades dos consumidores.

Outro desafio esteve relacionado ao público 60+, que deixou de ir às lojas em função do medo da contaminação. Foi preciso criar formas alternativas para que esse público pudesse comprar, como WhatsApp e e-commerce.

As lojas também foram obrigadas a desenvolver protocolos de segurança, tanto para clientes como para funcionários, dos mais simples aos mais complexos.

Vantagens em ter um CRM

Por outro lado, um ponto que trouxe grande vantagem competitiva aos varejistas foi o CRM. Aqueles que já possuíam informações e mantinham um relacionamento com os clientes conseguiram criar um vínculo ainda mais forte. O envio de mensagens úteis (via SMS, WhatsApp e aplicativos), tranquilizando o consumidor em relação ao abastecimento, à segurança, formas adicionais de compras, horários especiais e etc., são bons exemplos.

Neste período de pandemia, o público passou a adquirir itens de consumo essencial. Muitas categorias e produtos foram abandonados, especialmente pelas classes C e D. Com essa situação, os varejistas que possuíam um CRM e utilizavam os dados de forma estratégica, criaram promoções para produtos com menor prazo de vencimento.

Também foi possível direcionar o abastecimento de produtos voltados ao novo hábito do consumidor, como, por exemplo, cozinhar mais em casa.

Mês a mês, durante a pandemia, o supermercadista que criou estratégias e atuou para manter o consumidor informado, conectado e com experiências diferenciadas, teve um resultado mais positivo no faturamento.

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Fonte: InfoVarejo - Acesse o artigo completo clicando aqui.

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