Blog

Software Express
Por Software Express
Matérias 15:15 - 06 de Outubro de 2020

Chave PIX: hora de fazer o cadastro

O cadastro da chave PIX já está liberado para empresas. Saiba quais são as próximas etapas.
Chave PIX: hora de fazer o cadastro

O PIX é a nova forma de pagamento instantâneo que está sendo lançada pelo Banco Central. As transferências ocorrem sem intermediários, diretamente da conta do pagador para a conta do recebedor, possibilitando menores custos das transações.

Conforme o cronograma do Banco Central, desde de 5 de outubro as instituições financeiras estão autorizadas a receber cadastros na Chave PIX, um identificador de conta que facilitará as transações em diversas relações comerciais.

O que é Chave PIX?

A Chave PIX é um identificador pessoal para realizar transações. Ela conta com dados que funcionam como um documento de confirmação para que seu supermercado receba os valores a cada transação, sem que seja necessário incluir todos os dados a cada recebimento.

Basta incluir os dados da chave e pronto! A transação será realizada com mais praticidade. O processo é simples, mas podem surgir muitas dúvidas em relação à prática diária das transações.

De acordo com o Banco Central, os dados de cada chave podem conter:
– CNPJ/ CPF
– E-mail
– Número de celular
– Chave aleatória

Com isso, o número do seu CNPJ pode estar atrelado apenas a uma Chave PIX. Empresas podem ter até 20 chaves para cada conta de que forem titulares. Ou seja, em cada banco em que o CNPJ esteja atrelado, é possível ter 20 Chaves PIX.

Atenção para diferentes Chaves PIX em diferentes contas!

Empresas podem vincular suas Chaves PIX a diferentes contas, em diferentes instituições. No entanto, é indicado cadastrar dados únicos para cada uma das Chaves PIX, afinal não será possível usar o mesmo CNPJ para duas chaves distintas.

A indicação do Banco Central é, por exemplo, usar o número do celular para acessar uma conta, ter o CNPJ vinculado a outra conta e o e-mail para uma terceira chave. Dessa forma, cada Chave PIX será gerada para uma conta diferente. Com isso, os recebimentos serão direcionados ao lugar certo.

Fique atento: não é possível vincular uma mesma chave a mais de uma conta.

Quais dados estão atrelados à Chave PIX?

A Chave PIX detém os dados gerais das contas de pessoa jurídica, identificando cada informação para que os pagamentos sejam depositados na conta certa. Assim como nas transações realizadas hoje, as Chaves PIX terão os seguintes dados registrados na memória:
– Identificação da instituição financeira ou de pagamento
– Número da agência do seu supermercado
– Número da conta e tipo de conta

O que é chave aleatória?

A chave aleatória pode ser uma mão na roda para transações em que não se tenha à mão os dados da Chave PIX. Ela funciona como um token que valida a transação a partir de um conjunto de números e símbolos gerados de forma aleatória e automática. Por meio dela não é necessário oferecer nenhum dado ao realizar transações e, ainda assim, a identificação acontecerá gerando o recebimento de recursos.

A cada transação, o Banco Central gerará um código e com ele será possível realizar a transação de forma segura e rápida.

Como vincular as chaves do supermercado ao banco?

Primeiramente, é preciso entrar em contato com a instituição em que a conta do supermercado está ativa. Muitos bancos estão atualizando sites e aplicativos para orientar as empresas a fazer os cadastros.

Para vincular a chave de sua loja à instituição será necessário cumprir os seguintes passos:
1 - A instituição a que a conta PJ está vinculada deve lhe enviar um código.
2 - Insira o código no canal de acesso da instituição (aplicativo/site).
3 - Será necessário inserir uma senha, biometria ou reconhecimento facial (solicitada pela instituição) para autenticar o acesso.
4 - Confirme a posse da chave.
5 - Vincule a chave a uma conta.

O Banco Central deixa uma dica importante: “A confirmação não pode ser efetivada por contato telefônico nem por link enviado por meio de SMS ou por e-mail”. A confirmação é feita apenas via código.

Como funcionará o cadastro da Chave PIX na Software Express?

Para receber pagamentos via PIX é necessário ter uma credencial, fornecida pelo PSP (prestador de serviços de pagamento).

Por se tratar de um dado que deve ser mantido em sigilo, os supermercadistas precisarão cadastrar sua credencial, emitida pelo banco domicílio (PSP recebedor), juntamente com a Chave PIX associada à conta, na plataforma da Software Express por meio do portal web.

Importante:

O SiTef deverá ser instalado no módulo CardSE e o supermercadista terá que habilitar, nas configurações do módulo, a aceitação do PIX após ter realizado o cadastramento das suas credenciais e Chave PIX no portal da Software Express.

Confira as demais datas do PIX:
03.nov.2020 - Fase piloto (com participação de alguns estabelecimentos)
16.nov.2020 - Fase de liberação do PIX


Fonte: Blog Software Express - Acesse o artigo completo clicando aqui.

Todos os direitos reservados. Sysmo Sistemas Ltda. 2016

Desenvolvido por: DBlinks