Blog

Sysmo Sistemas
Por Sysmo Sistemas
Matérias 15:31 - 06 de Abril de 2021

​NFC-e está disponível em Santa Catarina

A Sysmo foi a primeira software house do estado a oferecer esta opção para supermercados.
​NFC-e está disponível em Santa Catarina
O primeiro supermercado de SC a utilizar a NFC-e foi o Super Alberti, de Chapecó/SC.

A NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) está disponível também para Santa Catarina. Em substituição ao ECF (Emissor de Cupom Fiscal), a NFC-e traz mais agilidade e praticidade na emissão dos cupons fiscais.

O primeiro supermercado do estado a utilizar a NFC-e foi o cliente Super Alberti, de Chapecó/SC, ainda no final de janeiro. Desde então, outros supermercados estão fazendo a transição.

"Muitos optaram por uma transição gradual. À medida que os ECFs ficam obsoletos, os supermercadistas vão fazendo a substituição", pontua o diretor de Serviços da Sysmo, Paulo Cezar Erlo.

No caso de novas lojas, a preferência da maioria é para NFC-e e não mais ECF. Isso porque o custo de aquisição e manutenção dos equipamentos é reduzido em mais de 50%. O supermercadista precisa, apenas, realizar o credenciamento por meio do portal disponibilizado pela Sefaz no sistema SAT.

O Super Acácia, de Descanso, e o Supermercado Moretti, de Penha, são exemplos de novas lojas operando exclusivamente com NFC-e.

Conforme Erlo, quanto mais obrigações fiscais e acessórias o varejo tem, mais tempo de trabalho é necessário, aumentando os custos para cumprir as exigências. “Com a NFC-e a empresa fica livre da Redução Z e do Bloco X e, como está integrada automaticamente com a Sefaz, elimina a necessidade de enviar documentos adicionais”, explica.

Outras vantagens do novo modelo são a integração com plataformas de vendas físicas e virtuais, transmissão em tempo real para o sistema da Sefaz, consulta das notas diretamente no portal, recebimento do Danfe resumido por e-mail ou SMS e a segurança nas transações.

Além disso, vai ao encontro de modelos similares já utilizados em outros estados, lembrando que Santa Catarina foi o último a aderir à NFC-e.

Os clientes catarinenses interessados em adquirir a NFC-e devem, primeiramente, entrar em contato com a Sysmo ou com o Canal de Negócios de sua região para obter mais detalhes do processo.

Todos os direitos reservados. Sysmo Sistemas Ltda. 2016

Desenvolvido por: DBlinks