Notícias

Sysmo Sistemas
Por Sysmo Sistemas
Notícias 09:11 - 12 de Dezembro de 2011

Novas tecnologias evoluem os processos da Equipe de Testes da Sysmo

Uma das novas ferramentas que está em uso é a Testlink.

Estar sempre em constante evolução é uma das principais preocupações da Sysmo. Um exemplo disso é a nova organização dos processos internos da Equipe de Testes. Novas tecnologias estão sendo utilizadas com o objetivo de organizar, agilizar e tornar mais seguros os casos de testes. O gerente de Testes, Jovani Cavagnol, esclarece que desde o início de 2011, uma das novas ferramentas que está em uso é a Testlink, que gerencia os testes realizados no produto Sysmo S1.

A ferramenta de código aberto foi adaptada à necessidade da empresa, sendo que ela permite o cadastro de planos e casos de testes. "O Testlink possibilita também o controle de execuções que gera uma base histórica dos testes aos quais a aplicação foi submetida. Isso resulta em um documento para os demais profissionais da empresa com todo o processo realizado pelos analistas e testadores de software", explica Jovani.

Além disso, ele destaca os relatórios de análises gerados pela nova ferramenta. "Tudo é associado as tarefas, agilizando o processo", enfatiza Jovani. Para essa evolução, a Equipe de Testes formada pelo gerente, três analistas e três testadores, está realizando consultorias desde junho de 2011. As capacitações estão previstas até o próximo ano, tornando constante a atualização e evolução dos profissionais da equipe.

Para o controle das tarefas realizadas tanto pela Equipe de Teste, como as demais equipes e setores da Sysmo, é utilizado o Sysmo Net Suporte. "Com essa ferramenta, sabemos o responsável pela tarefa, a situação da mesma e sua prioridade de forma ágil, rápida e segura", declara. O gerente também adianta que para o próximo ano, está prevista a implantação de outra nova ferramenta para automatizar os testes realizados o que irá evoluir ainda mais o processo da Equipe de Testes.

MPS.BR

O gerente de Testes, Jovani Cavagnol, lembra ainda que a Sysmo Sistemas está buscando a qualificação pelo modelo de Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPS.BR). "Em 2012, estaremos com o nível G do MPS.BR, mas com as novas ferramentas e evoluções nas equipes, já estamos nos preparando para buscar o nível F", menciona.

A certificação MPS.BR é considerada uma referência nacional no mercado de TI em termos de qualidade, sendo um movimento para a melhoria e um modelo de qualidade de processo voltada para empresas de desenvolvimento de software no Brasil.

Comentar Clique aqui para deixar seu comentário
Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da DB'links.
RECEBA NOSSO INFORMATIVO

Preencha os campos ao lado e receba nossas novidades

Todos os direitos reservados. Sysmo Sistemas Ltda. 2016

Desenvolvido por: DBlinks