Notícias

Sysmo Sistemas
Por Sysmo Sistemas
Notícias 10:58 - 06 de Dezembro de 2011

O Sped exige atenção na consistência das informações prestadas

O trabalho agora é totalmente dependente de um software de gestão.

A atenção deve ser redobrada diante das atuais exigências fiscais. O gerente de projetos da Sysmo e pós-graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria, Kristiano Marchesini, explica que o trabalho, antes realizado pelos escritórios contábeis, agora é totalmente dependente de um software de gestão. Segundo ele, a utilização de um sistema único nas operações Comerciais, Fiscais, Contábeis e Patrimoniais é essencial para o cumprimento das obrigações acessórias. Outra possibilidade é a integração do software de gestão com o do escritório contábil.

Segundo Kristiano, a integração entre empresa e contabilidade e a consistência das informações da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), são os primeiros passos para evitar problemas futuros. O gerente destaca que um documento eletrônico pode ter de 200 a 300 campos que precisam ser validados e gerados com dados verídicos. "As informações devem corresponder exatamente ao que é permitido pela legislação. Um pequeno erro pode implicar na não validação das informações", ressalta.

IMPORTANTE - Não adianta o Sped estar implantado se o gerenciamento das operações da empresa, como controle de estoque, registro de entrada e saída de produtos, e outras informações comerciais, não tiverem qualidade. "Sem clareza dessas informações, os dados enviados à Receita pelo Sped serão incorretos, e as notas fiscais não serão geradas".
Charles Holland, diretor executivo da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac)
Fonte
: Diário do Comércio (SP)

Sysmo S1

Diante de tantas exigências, a Sysmo se manteve atualizada e disponibiliza aos supermercadistas e atacadistas o Sysmo S1, um software que auxilia na automatização e validação dos dados. "O sistema está preparado para facilitar o trabalho dos clientes. Conforme as parametrizações pré-estabelecidas, o Sysmo S1 direciona o usuário à correta operacionalização das informações e bloqueia algumas situações que não estejam de acordo com o que a legislação aceita”, destaca.

O gerente complementa ainda que um dos principais pontos para a correta geração e validação das escriturações digitais é a utilização de um software que gerencie as informações adequadamente e o apoio de uma equipe especializada no assunto. “Estes são alguns dos benefícios que a Sysmo tem a oferecer para seus clientes. Um produto desenvolvido com qualidade e tecnologia de ponta e com profissionais capacitados e qualificados para atender aos clientes”, pontua.

Além disso, guardar os arquivos digitais XML devidamente validados, e enviar uma cópia para o comprador, também evitam multas sobre vendas com documentação irregular que podem variar de 50% a 100% do valor de cada transação. O gerente Kristiano informa ainda que o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe), não equivale à Nota Fiscal Eletrônica. "Trata-se de um certificado expedido apenas para o transporte dos produtos. O Danfe só precisa ser guardado pelos empreendimentos que ainda estão fora da legislação da NF-e", frisa.

Veja no quadro abaixo as exigências de acordo com o perfil da empresa:

Atenção aos Riscos!

VOCÊ SABIA?

Que atualmente, 85% das empresas são obrigadas a emitir a NFe? Isso equivale a quase toda a indústria e o varejo — independe do tamanho do negócio. O critério é o código de atividade (Cnae), que pode ser consultado nos portais dos órgãos estaduais ou na página especial do Ministério da Fazenda (www.nfe.fazenda.gov.br).

Outros módulos do Sped oferecem risco em caso de descumprimento de normas. O Sped contábil hoje é exigido das companhias que apuram o Imposto de Renda pelo lucro real. A partir de 2012, as empresas de lucro presumido também entram na obrigatoriedade. Quem deixar de entregar as informações paga multa de R$ 5 mil por mês e não pode participar de concursos e licitações públicas.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Comentar Clique aqui para deixar seu comentário
Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da DB'links.
RECEBA NOSSO INFORMATIVO

Preencha os campos ao lado e receba nossas novidades

Todos os direitos reservados. Sysmo Sistemas Ltda. 2016

Desenvolvido por: DBlinks